Aumentando o Foco com Tomates e Planilhas
Eu acredito que nós humanos extraímos o nosso melhor quando estamos imersos em uma atividade. Seja algo profissional ou hobby. Parece que quanto mais focados estamos, mais curiosidade temos sobre o assunto. Sem contar que quando conseguimos concluir uma atividade que demandou uma grande quantidade de esforço e tempo, somos preenchidos com uma satisfação enorme. Lembra da sensação boa de quando você teve que dedicar foco total em um atividade, como por exemplo fazer um almoço com uma receita nova, planejar uma viagem e de fato realizar ela?
Porém, mesmo tendo em mente esta sensação, a quantidade enorme de distrações ao nosso alcance acaba nos levando para um caminho diferente. Preferimos interagir com atividades de gratificação instantânea, como redes sociais, do que atividades com gratificação que acontecem no longo prazo.
Foi pensado neste cenário que acabei encontrando uma ferramenta criada pelo Sebastian Marshall.
Ela é uma planilha que tem como objetivo te ajudar a guiar o desenvolvimento do seu trabalho, analisar as suas dificuldades e quantificar o seu progresso. Falando assim até parece que ela é uma planilha complexa com várias entradas, mas na verdade ela é basicamente um pomodoro com melhorias.
Similar ao pomodoro tradicional, você precisa estar totalmente focado no momento que estiver realizando a sua atividade e usar as pausas para descansar. A diferença de fazer isso com o auxílio da planilha é que você pode facilmente identificar como o seu dia está indo de forma simples.
Vale a pena lhe informar que a o Sebastian Marshall já evoluiu bastante a planilha, mas eu ainda prefiro a minha versão modificada, que na verdade veio da versão traduzida pelo Paulo Ribeiro.
Para ter acesso a minha versão, basta ir aqui e fazer a uma cópia da planilha.
A ferramenta é dividida na seguintes seções ou sessões: Praparar, planejar, revisar e analisar.
Preparar
O preenchimento da planilha se inicia por aqui. Com o próprio nomo já diz, está é a parte em que você define os seus objetivos do dia como por exemplo as suas prioridades e a importância delas, o número de ciclos (ou pomodoros) e o tempo de execução dos ciclos e de descanso. Por padrão o tempo de execução do ciclo está definido como 20 minutos e o tempo de descanso como 5 minutos. Você pode se sentir livre para testar outras abordagens como 30/5 ou 35/5, mas lembre de deixar 5 minutos de descanso.
Se for a sua primeira vez com pomodoro, te aconselho a vir neste artigo aqui.
Planejar
Neste momento, você vai explicitamente falar o que vai fazer neste ciclo e deve ser preenchida no começo de cada um deles. Outro ponto que vale a pena ressaltar aqui é o indicador de moral e energia.
Energia é o quanto de força você tem no momento. Caso você esteja bem, a sua energia está alta, se você estiver se sentindo cansado, ela pode estar média ou baixa.
Já a moral, é o quão satisfeito você está em fazer aquela atividade. Se você está satisfeito, provavelmente a sua moral está alta, porém se você está sem saco para fazer a atividade, provavelmente a sua moral está baixa.
Revisar
Aqui é o momento em que você consegue, em tempo real, ter uma ideia do que aconteceu no seu ciclo e como melhorar. Talvez você não foi produtivo por está com fome e isso fez a sua energia ficar baixa, ou a atividade não faz sentindo pra você (moral baixa) e você acabou procrastinado.
Analisar
Quando finalizamos todos os ciclos, entramos nesta etapa. Nela podemos olhar os resultado que esperávamos do dia e comparar com a realidade. Desta forma, aprendemos a calibrar melhor as nossas expectativas.
Bônus
No final da planilha, você pode analisar por meio de um gráfico como foi a sua variação de energia e moral.
Espero que esta planilha possa te ajudar, caso você precise de ajuda com o foco nas atividades diárias. E se tiver alguma dúvida de como executa-la, deixa nos comentários. Assim eu posso te ajudar.
Você também pode gostar de:
O Que Nunca te Disseram Sobre o Pomodoro
Como Organizar o Meu Computador me fez um Melhor Resolvedor de Problemas
Como Focar Somente na Perfeição Pode Arruinar o Seu Projeto
Se ainda não é inscrito na newsletter do Quebrando o Caminho, se inscreve pra não perder os próximos capítulos.