Como Eu Consegui Dobrar a Minha Velocidade de Digitação em 1 Mês
Muitas vezes nos limitamos por falta de conhecimento. Com frequência nos acostumamos com o nosso atual estado e achamos que aquele é o melhor que podemos chegar. Geralmente estamos errados, mas só conseguimos ver isso quando pensamos sobre o caso.
Foi refletindo sobre isso que eu decidi melhorar a minha técnica de digitação. E por que esta técnica em especial? Basicamente eu a uso diariamente no meu trabalho e comecei a notar que sou bem ruim nela.
Quando eu comecei a me testar, percebi que não sabia onde estavam a maioria das teclas do computador de cabeça e precisava, com uma grande frequência, olhar para o teclado com o objetivo de conferir onde a tecla estava. Também não usava a maioria dos meus dedos para digitar.
Fiz um teste em uma plataforma especializada em digitação e alcancei uma marca de 25 palavras por minutos. Resolvi tentar melhor este cenário.
Em um mês, treinando 20 minutos por dia, eu consegui aprender a digitar sem olhar no teclado (pelo menos na maioria das vezes) e alcancei a marca de 54 palavras por minutos. Praticamente dobrei a minha velocidade anterior. E como eu fiz isso? Foi bem simples.
Aprendendo o Teclado
Como eu tinha falado inicialmente, eu não fazia ideia de onde as teclas ficavam no teclado. Para ser menos intolerante comigo, eu tinha uma ideia de onde elas ficavam, mas só pelo fato de ter que ficar olhando constantemente para o teclado para digitar, afirmava que eu não sabia digitar tão bem quanto eu achava. E este era o primeiro ponto a ser resolvido.
Para encarar este problema, eu usei uma site chamado Keybr. Nele, você pode criar uma conta e iniciar a sua prática, assim suas evoluções ficam guardadas na plataforma.
O Keybr vai notando as teclas que você conhece e as que você tem mais dificuldade. A partir disso ele foca nas letras que você tem mais dificuldade e vai modificando as palavras que você tem que digitar para que a sua prática seja mais focada.
Eu usei esta plataforma para aprender como as letras estavam distribuídas no teclado, como digitar sem olhar e como usar melhor os meus dedos da mão para digitar. Tenho que assumir que até hoje eu não utilizo muito o meu dedo mindinho da mão direta, mas um dia eu chego lá.
Depois que eu tinha aprendido os pontos que eu citei, percebi que meu treinamento tinha consistido somente em palavras que não vinham do português. Estava na hora de iniciar a segunda etapa do projeto.
Aprendendo a digitar em português
Para aprender a digitar melhor as palavras em português eu precisei mudar de plataforma. Abandonei o Keybr para ir paro o Fastfingers.
A plataforma disponibiliza para as 1000 palavras mais usadas em um determinado idioma. E foi neste caminho que eu fui.
O Fastfingers não disponibiliza as top 1000 palavras de cara. Você tem que ir desbloqueando as categorias na medida que você vai aumentando a sua velocidade. E foi assim que eu treinei as palavras em português.
Em resumo, primeiro eu aprendi onde as tecla ficavam e como usar melhor os meu dedos para digitar sem olhar e depois eu usei este conhecimento para melhorar a minha velocidade em digitar na lingua portuguesa.
Sei que pode parecer pouco, mas só de ter dobrado a minha velocidade para mim foi uma grande conquista. Eu quero chegar a digitar 100 palavras por minutos, mas a caminhada vai ser longa até lá.
Você também pode gostar de:
O Que Nunca te Disseram Sobre o Pomodoro
Como Organizar o Meu Computador me fez um Melhor Resolvedor de Problemas
Como Focar Somente na Perfeição Pode Arruinar o Seu Projeto
Se ainda não é inscrito na newsletter do Quebrando o Caminho, se inscreve pra não perder os próximos capítulos.