O medo da vida adulta e de não saber das coisa
Ninguém quer ser taxado de burro. Já me peguei diversas vezes afirmando que sabia de alguma coisa só para não transparecer a minha falta de conhecimento. Bastava dizer um sim rápido, confirmar algumas afirmações e depois mudar de assunto para algo que eu tivesse mais domínio. Tudo isso por não querer ouvir aquele velha frase “Mas como tu não conhece isso?”.
Creio que este receio acabou sendo gerado a partir de uma visão que eu tinha sobre o que eu seria quando fosse adulto. Pra mim, ser adulto era sobre ter todas as respostas na ponta da lingua. Bem … parece que eu estava enganado.
Acabei percebendo que a medida que o tempo vai passando, novos desafios vão surgindo e minha vida vai se encaixando em uma nova que é diferente daquela que estava acostumado. O resultado acaba sendo a criação de mais incertezas.
No fim, não saber das coisas deveria ser uma sentimento bom. Deveria ser um possível indicador que estamos crescendo e nos aventurando em novos desafios.
Curiosidades extras:
[1] Eu li um artigo do Paul Graham que ele fala um pouco sobre o receio de ser considerado noob e acabou causando esta reflexão em mim.
[2] Shoshin - Uma palavra chinesa para uma mente aberta e sem preconceito quando se está estudando algo. Este termo é usado em estudos de arte marciais e em budismo zen.
Se ainda não é inscrito na newsletter do Quebrando o Caminho, se inscreve pra não perder os próximos capítulos.