Custo de Oportunidade e a Razão do Barato as Vezes Sair Caro
Quando você está pensando que algo é caro, no que está pensando? Somente no custo monetário da compra? Qual ganho que ela pode te dar? Um livro pode ser considerado caro? E um curso?
Para mim, o custo se referia somente ao valor que se paga para obter algo. Se você compra uma caixa por R$10,00, o único custo envolvido seria o valor que você pagou para obter aquele objeto. Incrivelmente o mundo dos esportes me mostrou que existem outras variáveis no meio.
Diversas vezes encontramos times contratando um jogador caro, que já foi o melhor da sua posição, mas já passou do auge da sua carreira. Isso acontece graças ao alto custo de oportunidade.
O custo de oportunidade é valor que você perde por não ter escolhido fazer uma determinada ação.
Um exemplo clássico deste caso foi o do Cristiano Ronaldo. Ele tem 33 anos e foi comprado pela Juventus por 100 milhões de dólares. Sendo enquadrado na oitava transferência mais cara no mundo do futebol. Sendo o primeiro lugar se considerarmos somente jogadores com 30 anos ou mais.
A Juventus tinha chegado em duas finais de Liga dos Campeões (maior taça da Europa) nas ultimas cinco edições, 2015 e 2017, e tinha perdido as duas. Já o Cristiano Ronaldo tinha conseguido ganhar quatro das cinco taças. Ou seja, ela tinha a experiência de como conquistar o campeonato. Desta forma, não contratar Cristiano Ronaldo, poderia resultar em mais um ano de frustração.
Além disso, a Juventus iria faturar uma gigante quantidade de dinheiro em marketing. Por exemplo, quase metade do valor da transferência praticamente foi pago com vendas de camisa com o nome de Cristiano Ronaldo.
Estes cenários não acontecem somente no mundo dos esportes ou negócios. Fazemos escolhas assim na vida.
Imagine que você está tendo que se deslocar para ir em uma reunião importante e não tem um meio de transporte próprio. Você poderia pegar um ônibus ou pedir um carro em um aplicativo. Se olharmos somente para o valor do serviço, pegar ônibus sempre é mais barato. Mas se levarmos em conta que você não quer chegar atrasados na reunião e tem um notebook, pedir um carro pode ser a melhor opção. Você corre menos risco em chegar atrasado e em ter o notebook roubado.
Sempre que estou tentando aprender algo, procuro materiais, como artigos, livros, vídeos, cursos e etc, para tentar entender como posso aprender sobre um determinado assunto. Então, uma vez que eu tenha separado todos os materiais, eu listo-os com o seu valor financeiro e custo de oportunidade. Desta forma eu consigo traçar um caminho que cabe no meu bolso e tenha o melhor ganho.
Então na próxima vez que você estiver tomando uma decisão que envolva dinheiro, pense não somente no custo financeiro, mas no custo de oportunidade.
Informações Extra:
[1] Foi graças a este pensamento que eu preferi procurar e comprar um tema legal para melhorar este blog do que refazer ele com as minhas mãos. O tempo que eu ia passar sem escrever, ler ou fazer outras atividade, somente para melhorar o blog, era mais custoso do que achar um tema no orçamento que eu tinha estabelecido e só editar ele.
Imagem do visual antigo do blog
Imagem do visual novo do blog
[2] Mesmo com a chegada de Cristiano Ronaldo, a Juventus ainda não conseguiu ganhar a liga cos campeões. Trazer o atleta não era garantia de que o time irei ganhar a competição, mas o risco de não trazê-lo era maior.
Se ainda não é inscrito na newsletter do Quebrando o Caminho, se inscreve pra não perder os próximos capítulos.